quinta-feira, 30 de junho de 2011

Oh, crapy day

Já faz um tempo que estamos tendo muita dificuldade para fazer a Ju dormir: ela se recusa a ficar deitada no colo, não aceita chupeta, paninho nem nada que remeta à soneca, brinca até ficar irritada, acaba dormindo sentada no colo, olhando para frente, vencida pelo sono. E normalmente esse processo acontece com muito choro e pais exaustos.
Ontem foi um dia péssimo. Todos os cochilos da Ju foram na base do berreiro, ela ficou o dia todo no colo, mas apenas na posição que ela prefere (virada para frente), não aceitou sling. Eu estava cansada e frustrada.
Eu sinto que não conheço minha filha, que não consigo perceber quando ela está com sono ou fome ou frio, que não sei do que ela gosta. Além disso, me irrita muito saber que as coisas com a Ju não duram. Até uns dias atrás a gente tinha 'pegado a manha' de fazê-la dormir: ela amava a chupeta + o paninho. Dormia cedo e acordava cedo. De repente, de um dia para o outro, as coisas já não servem mais pra ela e a menina dorme as 11h da noite depois de muito esforço. Me sinto uma incompetente. Penso naquelas conversas de grupos de mães onde elas contam como são seus filhos e do que eles gostam: 'Fulaninho dorme toda manhã por 2 horas e depois do almoço por mais 2 horas', 'Olha, o Beltraninho está com fome, conheço esse choro', 'Ah, a Ciclaninha acorda 2 vezes durante a noite, às 2h e às 4h da manhã'. Com a Ju é impossível fazer qualquer afirmação, cada dia é um dia diferente. Tem hora que odeio isso com todas as minhas forças, porque realmente me sinto uma mãe incompetente que não conhece a própria filha.
E era isso, misturado com muito sono, cansaço e angústia (provavelmente por causa da porcaria da volta ao trabalho... fico batendo na mesma tecla, né?) que eu estava sentindo ontem. Conclusão: no fim do dia, quando era mais de 9h da noite e ela ainda estava dando show, eu me vi sendo bruta ao movimentá-la e ríspida ao dizer coisas do tipo 'o que é que você quer?', 'cala a boca e dorme', 'como você está chata'. E, ao perceber isso, explodi de chorar.
Uma das coisas mais importantes da maternidade é o fato de que não tem como fugir da raia. Você tem um dia péssimo, pensa em desistir, faz merda, se toca, chora muito, reflete e vai dormir. E aí, no dia seguinte, a coisa está lá, de novo, para você enfrentar. E vai aprendendo e melhorando a cada dia.
Hoje foi melhor. Não foi perfeito, mas acho que isso nunca é...

2 comentários:

  1. Chora, chora tudo o que precisar... Isso é necessário e importante :)

    Você conhece muito bem a sua filha Éricka, você sabe que a sua filha não é exata (como nenhuma criança á, aliás). Isso não é conhecê-la? Ela não é como os outros, do mesmo jeito que os outros não são iguais entre eles.

    Paulo era exato em horários e rotinas, Adriano sempre foi anárquico. Com Paulo eu sabia que ele irir acordar às 2h e às 5h, sempre, sem falta, até os 6 meses, em que deixou de acordar. Oh!! Menino esquisito... Com Adriano, até faz poucos meses, eu nunca sabia se essa noite ele acordaria uma, nenhuma ou 5 vezes... E assim de dia também. Loucura!!

    Depois fui descobrir inclusive que, ainda assim, ele era súper pouco anárquico comparado com outros...

    Às vezes resultamos ríspidos mesmo com os nossos filhos, né? É duro se perceber assim... Mas tem quem nem se percebe. Não se preocupa. VocÊ é humana, e às vezes acontecera. Se desculpe com a sua filha, explique cómo você estava se sentindo, diga que não gostou de perder a paciência assim, que não é problema com ela, senão que você esta se sentindo preocupada nestes dias pelo motivo que fôr...

    No final das contas, assim também damos exemplo, né? Somos humanos. Não temos que mostrar para eles que a gente nunca fica brava, ou nunca erramos... Senão que quando erramos, sabemos nos desculpar. Assim eles irão aprendendo também. (Tem quem acha que se desculpar com uma criança -ainda mais com um bebê- é besteira, porque você perde "autoridade"... nem que fosse isto um campo militar!!)

    Um beijão linda!!! VocÊ é ótima!!

    Ah, e outra... se ela dorme em essa posição... com certeza não vai durar muito com essas manias... mas o bom disso é que vocês sabem como ela dorme!! Aproveitem que conhecem a técnica e façam ela dormir do jeito mais prático. Se é esse aí... vamos com esse aí!! Dentro de um tempinho mudara. Aproveite que agora sabe como conseguí-lo!! E não se preocupe, na escolinha elas saberão achar o seu próprio método. Sempre que sea com amor e consideração, podera ser differente (quase com certeza sera), mas sera perfeitamente válido.

    ResponderExcluir
  2. ei, querida, tudo bem?te conheci na sala de espera da otilia, lembra? eu estava com o raul, q tb tinha nacido em casa!
    acabei de ver o link do seu blog no e-mail de apresentacao da lista! ; )
    queria te dizer algumas coisas: estou no segundo filho e ainda nao consigo identificar todos os choros (nem do mais velho de 5 anos!*rs), bebes pequenos sao INCONSTANTES... a excecao é o que acorda as 2 e as 4h da manha pontualmente, acredite em mim! bebes dao mesmo trabalho pra dormir e a gente fica sim exausta, sem paciencia, esgotada... e eles nos entendem e nos amam, assim como os amamos. o importante é perceber qdo a coisa esta fugindo do controle e parar e comecar tudo de uma outra forma.
    e ah, posso apostar que uma das coisas que podem estar afetando o sono e as atitudes da Ju é a sua propria angustia com a volta ao trabalho. eles sao umas esponjinhas, captam os sentimentos no ar e reagem de acordo...
    e por ultimo, mais importante de tudo, leia "a maternidade e o encontro com a propria sombra", da laura gutman. mas leia mesmo!!!! vc vai se surpreender e entender um bocado de coisas...
    (ah, vc tem facebook? me add: lúcia braga)

    ResponderExcluir