sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Põe essa menina no berço, mãe - noite 3

Ontem a Ju chegou dormindo do berçário. Fomos buscar ela mais tarde e a coitadinha dormiu no carro. Em casa não demorou muito para acordar chorando, mas acalmou na teta e voltou a dormir. Foi direto para o berço.
Daí para frente ela dava umas acordadinhas assustada, chorando, mas não chegava a despertar. Virava de lado, abraçava o travesseiro e voltava a dormir, as vezes com ajuda da chupeta. Ficou assim por umas 2 horas, mas sem acordar de verdade. Não sei qual era o problema, talvez algum pesadelo (se é que ela já tem isso) ou saudade de um corpo do lado... Uma das vezes dei teta e ela pareceu ficar mais tranquila.
E aí acalmou. E eu, cansada, fui para minha cama. Ela acordou por volta das 1h30 e eu, impressionantemente, acordei instantaneamente. Tanto que nem deu tempo de ela realmente berrar e despertar totalmente. Teta e berço. A mesma coisa aconteceu, se não me engano, as 6h00 da manhã. Realmente não lembro de ter tido outra acordada entre essas duas (zumbi é foda). Coloquei no berço, voltei para a minha cama e cochilei. Alguns minutos depois, ouvi que ela estava brincando sozinha no berço. Dei um tempinho e fui lá, falar bom dia.
É, ela parece estar bem. Eu simplesmente não sei dizer se estou fazendo mal para ela sem perceber, mas não aceito acreditar que não perceberia se realmente estivesse. A saudade é grande, mas acho que vou passar a usar a CC como uma das nossas opções. Quando ela estiver em crise, em pico de crescimento, doentinha, com saudade... Ou quando eu ou o Fabio estivermos com saudades e vontade de ter ela com a gente. Talvez no inverno a gente use com mais frequência, para ficar todo mundo junto e quentinho.
Talvez eu tenha acordado com muita facilidade durante a noite quando ela solicitou por ser a primeira noite longe e por estar muito atenta. Pode ser que, com a confiança e a 'prática', eu relaxe um pouco mais, durma mais pesado e demore mais para atendê-la. Mas também acho que não vai acontecer isso. Sempre ouço mães dizendo que o mundo pode acabar enquanto elas estão dormindo, mas se o filho respirar diferente elas acordam de sobressalto.
Só resta saber o que eu estou sentindo de verdade. Estou feliz por estar nessa nova etapa, mas com muita saudade dela comigo, com um pouco de medo de estar fazendo coisa errada e forçando a barra com ela, com medo de estimular um desmame precoce e, sinceramente, com um tiquinho de tristeza por ela estar crescendo e se distanciando.

Um comentário:

  1. Essas mudanças de etapa são durinhas, né? Não deixam de ser um "duelo" (é assim em portugués também?). É normal e sã a saudade e a tristeza. Um beijão!!

    ResponderExcluir