sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Juntos chegaremos lá

Hoje a Ju oficialmente começou a engatinhar. Ontem eu e o Fabio vimos ela ir para frente, mas foi meio rápido e em um espacinho meio pequeno demais, mas hoje deu para ter certeza absoluta de que foi mesmo uma engatinhada. Ela ainda engatinha como uma aprendiz, mas sei que daqui a pouco vai estar expert nessa nova habilidade.
É engraçado como o engatinhar mostrou um monte de coisas para mim. Primeiro o quanto eu sou afobada. O quanto tenho dificuldade em respeitar de verdade o tempo dela. Eu não forcei nem nada, não tentei eu mesma ensinar como faz, nem dei sinais de que estava brava ou chateada porque ela não estava ainda engatinhando. Eu não fiquei brava ou chateada, longe disso. Mas me vi várias (váaaaaaaaaaasias) vezes comparando a Ju com outros bebês. E sempre com aqueles que começaram a engatinhar antes dela, que começaram a andar super cedo, que são super enérgicos e fazem coisas que ela não faz. E pra que, né? Totalmente inútil.
Além disso, consegui perceber o quanto ela é cautelosa. TUDO que ela faz, todos os seus movimentos são pensados e analisados (dentro da realidade de um bebê, é claro). Se ela bate a cabeça em alguma coisa, passa os minutos seguintes checando se essa coisa ainda está ali e a qual distância, batendo a cabeça devagar para ver se dói, se movimentando devagarzinho perto da tal coisa. Fiquei impressionada, até.
E também consegui perceber como ela lida com as frustrações. Primeiro vi o quanto ela se sente ofendida e magoada quando alguém vem ensinar alguma coisa meio à força, meio imposto. O dia que o marido da Evellyn tentou mostrar para ela como fazer para engatinhar, pegando os joelhinhos e mãozinhas e fazendo o movimento, foi incrível. Ela chorou MUITO, toda sentida. Eu até achei que fosse porque ela não conhece o Guilherme direito, mas o Fabio disse que já tinha tentando uma vez fazer isso e que a reação foi a mesma. Absolutamente idêntica a mim, né? Depois percebi o jeito dela reagir quando não consegue alguma coisa. Ela chora, desiste rápido, fica chateada. Não fica revoltada (não muito), não dá escândalos raivosos, mas se chateia. Realmente é uma criança sensível, que eu vou ter que aprender a lidar.
Agora o negócio é ajeitar a casa para ter um bebê engatinhante.

Um comentário: