sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Os conceitos enraizados

Nos últimos dias, que estava um calor infernal, a Ju andava bem inapetente. Estava comendo bem frutas, sucos, gelatina, iogurte e teta, mas a comida que é bom, nada. Muito provavelmente era culpa do calor, ela sofre que nem eu (odeio verão), não conseguia dormir nem comer direito. E pode até ser que tivesse alguma coisa junto, tipo um dente ou uma crise ou whatever.
O engraçado é que, mesmo sabendo que não tem problema algum, que a criança sabe do que precisa, que não vai ficar com fome tendo comida à disposição, que o leite materno é a principal fonte de nutrientes nesse primeiro ano de vida e blablablabla, eu não podia deixar de ficar frustrada. Porque ela talvez não gostasse da minha comida, porque eu estava tendo que fazer e jogar fora, porque ela não chegava no fundo do pratinho, porque ela recusava.
E aí eu acabava soltando uns 'come só um pouquinho pra mamãe, por favor', 'eu fiz a comida com tanto amor e você recusa' ou até uns 'não vai comer DE NOVO, Julia?'. E me via insistindo e oferecendo algumas vezes depois da recusa 'só para ter certeza'. Nitidamente ela aceitava meio que a contragosto.
Engraçado como alguns comportamentos são difíceis demais de mudar. A gente sabe a teoria, concorda com ela e jura que vai ser assim, mas na prática precisa ainda de muito treino.

Um comentário: