terça-feira, 12 de julho de 2011

São dois pra lá e dois pra cá

As pessoas me falam que bebês são anárquicos e inconstrantes mas eu tenho muita dificuldade para entender e aceitar isso. E cada mudança de comportamento da Ju é um sofrimento pra mim.
A gente teve um período ótimo nos últimos dias. Ela dormiu bem, eu conseguia fazer ela dormir sem muita dificuldade, ela ficava na cama ou no berço, estava com os horários de mamadas reguladinhos. Na minha cabeça sistemática e maníaca por padrão, estava tudo perfeito. Eu entendendo a Ju com base no relógio.
E aí já comecei a pensar, pela quinquilhonésima vez, 'acho que agora ela entrou no eixo, adquiriu um padrão; já sei que ela dorme de X em X horas, mama de X em X horas, faz cocô de X em X horas'. E vou toda feliz planejar meu dia tintim por tintim e definir exatamente como vou descrever a Ju no formulário do berçário. E, pela quinquilhonésima vez, dou com os burros n'água.
Hoje ela está toda 'desregulada'. Mamou meio aleatoriamente, não dormiu direito, não conseguiu sair do colo para dormir, está super chorona, sensível, carente e assustada. E eu quase comecei com a mesma neura de ficar chateada e frustrada, pensando que eu não consigo conhecer minha própria filha, não a entendo, que ela não se adapta, e todo aquele dramalhão mexicano.
Digo quase porque estou fazendo um esforço sobrehumano pra tentar entender que ela simplesmente está num dia ruim, que todas as pessoas tem dias ruins e que esses dias serão mais comuns do que eu gostaria. Pra entender que as coisas não são como eu planejo e que eu preciso aceitar e lidar com isso. E aprender que, toda vez que eu abuso da previsibilidade da Ju, passando a deixar ela mais no carrinho do que no colo, cobrando uma regularidade de horários que ela não tem e não dando a devida atenção a ela, a pequena me trás de volta, me lembra do que eu realmente tenho que me preocupar e me dá uma bela de uma bronca.
Hoje quero terminar o dia pensando que foi ruim, mas passou e que eu estive com ela durante esse período. E pensar que amanhã é outro dia, que eu não tenho idéia de como vai ser. E só isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário