domingo, 1 de janeiro de 2012

Tudo junto e misturado

Acho que uma boa definição do que é ser mãe é "sentir tudo ao mesmo tempo".
Hoje pela manhã eu resolvi lavar louça e deixar a Ju no chão da cozinha. Afinal, faz alguns dias que ela aprendeu oficialmente a engatinhar e eu preciso começar a soltá-la pela casa. Fiquei lá, de olho, lavando a louça e conversando com ela. Dei um pote e uma tampa de plástico, alguns prendedores de roupa e ela ficou ali, entretida, brincando e engatinhando um pouco.
E minha cabeça começou a ser invadida por milhões de pensamentos contrastantes, todos ao mesmo tempo, brigando loucamente um contra o outro:

'Preciso deixar a casa segura, tem tantos perigos, ela pode se machucar' X 'Ela precisa ficar livre e adquirir sua autonomia, se machucar faz parte do crescimento'
'Ela está ficando cada vez mais independente' X 'Como assim não precisa mais de mim para ir de um lugar para o outro?'
'Que lindo ela já engatinhando' X 'Cadê minha bebezinha que nasceu ontem?'

O mais engraçado é que me parece que, para ela, os sentimentos também são conflitantes. Ela explora o mundo, mas procura o olhar de alguém conhecido. Vai um pouco mais longe, mas logo pede colo e teta. Parece que o que rola na cabeça dela é 'Isso tudo é muito legal e interessante, mas eu às vezes tenho medo e ainda preciso de vocês'.

Um comentário:

  1. É bem assim como vocÊ descreveu. Se você tem todos esses pensamentos "encontrados", imagina ela que é a protagonista!!! Você tem uma capacidade de análise e compreensão da sua filha maravilhosos. Lindo.

    ResponderExcluir