quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Um mundo novo ao seu redor

Desde sábado que a Ju está experimentando outros alimentos. Chegou a hora dela comer e beber outras coisas ALÉM do tete da mamãe aqui e eu estou sentindo várias emoções ao mesmo tempo. Estou aflita por perder a praticidade e garantia do peito, afinal vou passar a ter que comprar alimentos bons (saudáveis, orgânicos, limpinhos, maduros, etc) e cozinhar para ela, duas coisas que não sei fazer. Além disso, estou hora feliz e hora triste porque ela está crescendo. E, se pra mim já é um mundo novo, imaginem pra ela.
Com orientação da Elena do MamaÉ, estou focando na experimentação e não no valor nutricional. Afinal, grande parte da nutrição dela ainda está garantida pelo leite materno e essa alimentação é complementar.
Por isso, não me preocupei muito em como ou quanto ela comeu ou bebeu. A previsão era começar com suco (fruta batida, ok? nada de água) pela manhã nesse fim de semana que passou e, enquanto eu preparava o suco de melão, peguei um quadradão da fruta e dei para ela. A bicha pegou, apertou, queria jogar e pegar de novo (isso eu não deixei, ahahah). Aí eu comecei a colocar na boquinha dela. Caras de 'que porra é essa?' seguidas de umas lambidas e por fim uma bela 'mamada' no pedaço de melão. Na hora de tomar o suco, ela já estava familiarizada com o sabor, mas não entendeu como funcionava o copo de transição (já são 4 bicos diferentes na vida dela, né?). Mais mordeu e babou do que tomou, mas pelo menos pareceu gostar do novo sabor e textura.
Hoje foi a vez da laranja lima. Fruta bem menos doce, né? Fiz o suco com o bagaço, mas ele simplesmente entopia os furos do copo, então acabei coando contra minha vontade. Demos para ela tomar e as caras de 'treco azedo horroroso' tomaram conta dela, e as mãozinhas empurravam o copo para longe. Não tive dúvidas! Cortei uns gomos, tirei as sementes e dei para ela chupar. Foi hilário! Ela queria, mas não queria. Era bom e diferente, mas era azedo. Chupava, empurrava para longe e voltava a chupar.
A experiência foi ótima! Ver a Juju descobrindo coisas novas, que são super simples pra nós, é delicioso! Ela fica maravilhada com uma simples laranja! E a gente lembra que a vida é, no fundo, simples.

Um comentário: