sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Suuuuuuuuuuuucesso!

Faz alguns dias que estou tentando estabelecer uma rotina de sono pra Ju. Resolvi tentar para ver como ela responde a isso. Afinal, a bichinha está tendo que entrar em uma rotina agora que vai na escolinha e, pelo menos aparentemente, está se dando bem com ela, sem sofrimento e sem forçar. E a rotina do sono noturno também parece que está dando muito certo!
A tal rotina é uma massagem, um banho quente, tetão e cama. A massagem não é nenhuma específica. Uso alguns movimentos da shantala que eu lembro de oficinas e fotos que vi, mas não sigo a risca, vou mais no instinto e na aceitação ou não da Ju. O banho quente é de banheira. Afinal, não nos adaptamos ao balde. O tetão é o meu mesmo (ahahaha).
No começo foi mais ou menos. A Ju não entendia muito bem o que era a massagem e eu não conseguia acertar a hora de começar tudo. Ou começava quando ela já estava com muito sono, o que gerava um choro daqueles, ou fazia enquanto ela estava com nenhum sono, e ela simplesmente não dormia. Mas de uns 3 ou 4 dias pra cá tenho acertado. Estou mais confiante enquanto faço. E ela tem dormido mamando.
Nos primeiros dias que deu certo ela capotou. Coincidiu com os dias que ela ficou mais tempo na escola, então acho que era uma mistura de cansaço com o ritual. Já nas duas últimas noites não foi assim tão bom. Ela está com o sono agitado e não quer saber de ser colocada na cama (nem durante a noite, ela só aceita dormir abraçada comigo - adeus costas). Essa agitação noturna provavelmente tem vários motivos: as cochiladas enormes que ela tem tirado a tarde, o fim da semana (já faz 5 dias que ela está passando os dias sem a mãe e isso é novidade), ela vai virar mês na semana que vem e sempre tem uma crisezinha, anda com muitos gases e dorzinha de barriga, ou seja, vários fatores. Mas acho que, sem o ritual, seria pior. Não que ela já tenha acostumado e já saiba que essa sequência de coisas quer dizer que é hora de dormir, mas mais porque é relaxante mesmo. Além de ser um tempinho só nosso todo dia, né?
Ainda não sei se estou dando corda para me enforcar: pode ser que eu não tenha saco para fazer isso todo dia, mas precise fazer mesmo assim; além do que o ritual acaba restringido o sono noturno da Ju à minha presença. Mas por enquanto estou curtindo. Torçam por mim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário