terça-feira, 8 de janeiro de 2013

On vacation

Juju está de férias. E hoje em dia, como só as crianças tem férias 2 vezes por ano, os pais que trabalham tem que rebolar para passar por esse período. Planejamento é tudo!
Aqui em casa temos a vantagem do Fabio não trabalhar fora o dia todo, coisa que já é aproveitada em todos os meses que tem aula. Então nosso esquema está relativamente tranquilo.
Em dezembro, até a parada para Natal e Ano Novo, o Fabio trocou os horários no trabalho e cuidava dela de manhã, para que minha mãe ficasse com ela a tarde. Depois tivemos férias coletivas de 10 dias, então ficamos com ela e passamos pelo período de festas. Agora em janeiro minha mãe está de férias, então cuida dela nos dias em que o Fabio trabalha. No final do mês, quando que ela volta a trabalhar mas a Ju ainda está em casa, voltamos ao mesmo esquema de dezembro. Até que as aulas comecem em fevereiro e a vida volte à programação normal. Em julho a previsão é que ela fique no curso de férias da escola na primeira quinzena e que eu tire férias na segunda. E assim vamos tocando a boiada, ano após ano.


Passadas as dificuldades de logística, a gente entra num período de entender os próprios limites. O quanto a gente se permite permitir. Isso porque férias é, por definição, um momento de fazer coisas que não fazemos durante o ano. Coisas gostosas, mas um tanto 'proibidas'. Comer porcaria, dormir tarde, assistir TV. E é importante que a criança tenha a noção do que são regras e do que é poder quebrá-las de vez em quando.

E eu tenho saído melhor que a encomenda, viu? Não sei se porque eu já venho 'relaxando' com a criação da Julia antes mesmo das férias ou se porque eu realmente defini na minha cabeça o que não vejo problema em permitir que ela experimente nessas férias, ou uma mistura dos dois. Mas eu estou vendo ela curtindo HORRORES e a minha culpa continuar zerada. E isso é tão gostoso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário