quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Presa num poço de frustração

A Ju está faz alguns dias nas suas crises de inapetência. Dessa vez, nem teta ela tá querendo muito. Tá comendo pouquinho, recusando várias coisas. E eu rebolando pra tentar descobrir o motivo e ajudá-la a comer melhor.
O primeiro palpite era o calor. Calor tira a fome por comidas quentes. Então hoje lá foi a mamãe fazer uma salada de macarrão geladinha. E ainda juntei várias teorias que são bacanas para a hora da refeição, tentando tornar aquilo o mais convidativo possível. Coloquei macarrão inteiro, pedacinhos de legumes cozidos, pedacinhos de queijo branco, folhas de espinafre picadas, grãos de bico inteiros bem molinhos, uma gema de ovo para 'dar liga', um tomate cereja orgânico picado. Tudo temperado com azeite e cheiro verde. Deixei na geladeira para ficar geladinha. Ainda fiz uma versão para os adultos, bem parecida, mas com alguns ingredientes diferentes. Assim todos comeríamos juntos, na mesa, a mesma refeição. Ela poderia comer com as mãos e fazer bagunça com a comida.
E fomos lá, bacanões, almoçar. E ela não comeu nada. Neca. Nem queria experimentar. Chegou a colocar um tomate na boca, mas quase vomitou (ok, nesse caso eu admito que sabia que ela não gosta, mas resolvi tentar de novo). Deu uma leve experimentada num queijo, mastigou e cuspiu um grão de bico, cuspiu os legumes em cubinhos, brincou com o macarrão.
Aí partimos pra sobremesa. Ontem fiz um sorvetão de manga mega concentrado, lindo e uma delícia. Fiz também para o papai e a mamãe, comemos a sobremesa juntos. Pergunta se ela quis. Quis bosta nenhuma.
Ultimamente nem teta ela está querendo direito. Eu ofereço, achando que vai se acabar de tanto mamar porque não comeu muito e porque está super quente, a nega dá meia dúzia de sugadinhas e pronto, me deixa com a teta vazando.
Aí penso: tudo bem é uma fase. Mas pego o caderno do berçário no fim da tarde e vejo que ela comeu tudo. TU-DO! Pergunto pra tias como é dada a refeição, imaginando que talvez elas forcem a barra. E descubro que a Ju fica empolgada quando vê o prato, que reclama se algum outro bebe passa na frente dela e que já vai abrindo a boca enquanto a tia reabastece a colherzinha. Ok, pode ser que a comida seja mais temperada que em casa e pergunto do sal. Todas as tias garantem que é uma quantidade mínima, que a comida é super insossa.
A teoria de que o melhor é deixar a criança comer sozinha, que ela sabe o que precisa, quando precisa e quanto precisa, que não deve insistir ou forçar e tudo mais é linda. Entendo, concordo, gostaria muito de fazer. Mas na prática é frustrante pra cacete. Ir lá, planejar uma refeição gostosa, fazer tudo para ser legal pra ela, e tomar na cara. Odeio admitir, mas eu cheguei a soltar uns suspiros frustrados e até mesmo mostrar pra ela minha tristeza. Não tá certo, eu sei, não faz sentido querer fazer tudo certo mas jogar no colo da menina toda a carga da minha frustração, mas eu acabei não me segurando e soltei uns "Poxa vida, Julia, pelo menos experimenta.", "Por que você não quer?" e o clássico "Come só um pouquinho pra mamãe.".
Tudo errado. E eu continuo aqui, nesse poço de frustração.

2 comentários:

  1. Bom, ela está alimentada, isso está claro, né? Do resto, o calor e as benditas "fases" tomam conta. Ela experimentou com a comida que focê fez, não é? Até provou ela. Cuspiu, tudo bem, mas provou. Brincou com o macarrão, confirmou que não gosta de tomate... Tudo isso é ótimo.
    Sei que é difícil, que passar tempo pensando, comprando e preparando um almoço pensando em que assim eles comam tudo é muito frustrante quando não acontece nem um 2% do imaginado.
    Mas é muito comum isso que está acontecendo com ela. Juro que é bem habitual. Não se cobre tanto... e não cobre tanto dela. Ela não vai adoecer, e você está dando uma oportunidade única para ela experimentar com comida, texturas e gostos. Coisa que na escolinha não está acontecendo.

    ResponderExcluir
  2. Hum, vejamos, nessa fase da vida a criança ainda está muito ligada com a mãe. Sente com ela e todas essas coisas. Então, por mais que seja meio inconsciente, ela pode estar percebendo que a comida dela é diferente da sua (vc disse que introduziu coisas a mais no seu macarrão). Já na creche, a comida é a mesma para todas as crianças. Não estou dizendo que SEJA isso, estou apenas tentando ajudar, porque eu sei como é frustrante isso. No meu caso com o Yan, eu sempre comi de boca cheia (sabe quando vc tem aquela vontade mesmo) todos os pratos que preparava para ele. Mesmo as papinhas batidas do comecinho. As vezes que ele fez cara feia, ou não quis comer, essa minha ação de comer com vontade aquela comida dele foi suficiente para acabar com qualquer carinha feia. Claro que eu não tiro aqui a questão do calor, de forma alguma. Mas pelo menos comigo funcionou :)

    ResponderExcluir