segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Dá a chupeta pro nenê não chorar

A Ju foi na odontopediatra esses dias e ela me disse algo que já vinha martelando na minha cabeça: precisamos tirar a chupeta e a mamadeira da pequena. Eu já estava frustrada porque a Ju tem precisado cada vez mais da chupeta - antes ela dormia e largava, agora fica horas dormindo com a chupeta na boca, chora quando ela cai e às vezes brinca com ela - mas parece que o exame que mostrou o palato um pouco mais elevado que o normal e a conversa com a doutora serviram para confirmar meu pensamento.
Mas acho que todo mundo sabe o quanto é complicado tirar a chupeta de um bebê. Eles tem esse objeto como um conforto emocional e é péssimo tirar de forma bruta. O bebê passa um tempo chorando sem parar até que uma hora acaba acostumando a ficar sem ela. Só que eu não estou disposta a deixar a Ju chorando por necessidade da dita cuja. Talvez eu seja muito mole - é bem menos sofrido tirar agora do que com mais idade e o sofrimento é menor do que será com uso de aparelhos ortodônticos e tratamentos doloridos, até mesmo uma cirurgia de correção de septo (exagero sim, mas é possível, certo?) - mas simplesmente não consigo fazer o que a odontopediatra recomendou.
A sugestão dela é pensar que a Ju vai passar os primeiros dias sem chupeta com muita necessidade de mim e do meu peito, que ela vai chorar muito e que eu devo tentar substituir a chupeta cantando, ninando, conversando com ela. Acabei de passar quase 3 horas com ela no colo, agarrada na teta, sem conseguir deitar direito ou colocá-la na cama. Apelei e dei a chupeta. Coloquei na cama, ela reclamou um pouco, mas dormiu em 30 segundos. Já chorou 2 vezes, em uma delas só recolocar a chupeta na boca adiantou, na segunda ela precisou de novo da teta, do colo, de segurar a mão. Acho que não escolhi o melhor período para essa experiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário